quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

63. Carlos Almeida

Nasce em Agosto de 1954 em Lisboa

Finais dos anos sessenta e princípios dos anos setenta; desenho, pintura e modelação cerâmica com os mestres Álvaro Perdigão e Martins Correia.

Design gráfico e ilustração editorial e publicitária como freelancer  até 2001, colaborando com as maiores e melhores agências publicitárias nacionais e internacionais , bem como com os departamentos gráficos de vários jornais e editoras como a Nave, Europa-América, DN, etc. Nunca deixando porém, de um modo sistemático e simultâneo, de pintar e criar peças de arte nas mais diversas vertentes, tendo realizado várias exposições individuais e colectivas em diversos locais, entre os quais as bienais de arte figurativa de Alenquer.

Em 2002, o grande amor pelo Alentejo, leva-o a criar uma galeria de arte e artesanato contemporâneo no centro histórico de Évora, onde passou a desenvolver um intenso trabalho criativo em áreas tão diversas como: Pintura, desenho, cerâmica criativa e azulejaria artística, expondo nesse seu espaço de modo permanente as suas peças até 2009.

Está representado no museu João Mário, em variadíssimas colecções privadas, empresas, universidades, entidades particulares e públicas, nacionais e estrangeiras, espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

Paralelamente à sua atividade de artista plástico, tem dado aulas de pintura e desenho no pólo universitário de Évora, e agora que adotou a cidade do Porto para residir e trabalhar, vai abrir na Maia, já em Fevereiro de 2012, em conjunto com a artista plástica Noémia Travassos, um novo atelier de artes plásticas em que, para além do desenvolvimento dos projetos artísticos que tem em mãos, tenciona continuar, desta feita cá pelo norte, a dar aulas de pintura e desenho nas mais diversas técnicas.    


“Ribeira do Porto”
Aguarela
37x49 cm

Sem comentários:

Enviar um comentário