terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

21. CONSTANTIN SEVERIN


Constantin Severin nasceu na Baia de Arama, Roménia.
Artista plástico, membro do Grupo Internacional de Artistas ''3º PARADIGMA'' (em conjunto com Adrian Bayreuther, Alberto D'Assumpção, Olga Dmytrenko e Izabella Pavlushko) e do Grupo “Artistas Europeus eV Grup”, da Alemanha . Realizou estudos artísticos livres. É representado pela Opera Gallery, de Budapeste. É igualmente escritor, membro da União Romena de Escritores (e é representado pela Agência Bodtker Yuniku, de Oslo).
De 1991 a 2004, trabalhou como jornalista para diferentes publicações romenas, para a BBC e para a Rádio Europa Livre. Constantin Severin atualmente trabalha na Biblioteca do Condado de Bucovina ''IG Sbiera'', Suceava. É colaborador da revista de arte italiana ''It's Liquid''. Publicou mais de 800 artigos, ensaios e entrevistas sobre cultura, teoria da arte e crítica, bem como sobre outros assuntos de interesse romeno e internacional. Ele é teorizador e promotor do Expressionismo Arquetípico e da Pós-literatura, que tem divulgado em ensaios publicados no conhecido site da Saatchi Gallery, Londres. O primeiro conceito refere-se à arte contemporânea, o segundo à filosofia da cultura.

É embaixador da UNESCO para a integração europeia pela arte. É igualmente o fundador do Grupo Expressionismo Arquetípico (constituído por 42 artistas internacionais) no ARTMESH. Tem obras em colecções públicas (como o Museu de Arte e História Suceava, Roménia e o Museu de Arte de Piatra Neamt, Roménia) e em colecções particulares da Roménia, Alemanha, E.U.A., Finlândia, Noruega, Ucrânia, Itália, Grã-Bretanha, entre outros.

“Text and Time 73”
Óleo s/tela
40x50 cm

Sem comentários:

Enviar um comentário